Liceu de Acopiara
22 de janeiro de 2009 - 13:22
LICEU DE ACOPIARA DEPUTADO FRANCISCO
ALVES SOBRINHO
Dados da Escola:
Município |
Acopiara |
Ato de Criação |
13.275 de 06 de janeiro de 2006 |
Endereço |
Rua Vicente Carlos Pinheiro, 101 – Acopiara/CE |
|
liceuacopiara@escola.ce.gov.br |
Site |
www.leiliceuacopiara.blogspot.com |
Telefone |
(88) 3565 – 0598 |
Tipificação da Escola |
A |
INEP |
23265400 |
Núcleo Gestor:
Diretora |
Antônio Marcelo Castro Feitosa |
Coordenadores Escolares |
Maria Vanuza F. Bezerra Pedro Neto Clares Ribeiro Maria Sônia Taveira de Andrade Ionara Silva de Souza Oliveira |
Secretária |
Rivania Pereira Silva |
Assessor Administrativo Financeiro |
Jucymara Alves Bezerra |
Conheça o Núcleo Gestor
Extensões de Ensino:
Barra do Ingá
São Paulinho
Trussu
Corpo Docente:
29 Professores Efetivos do Estado
28 Professores contratados por tempo determinado
Corpo Discente:
532 alunos matriculados no 1º ano do Ensino Médio
450 alunos matriculados no 2º ano do Ensino Médio
399 alunos matriculados no 3º ano do Ensino Médio
71 alunos matriculados na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio
Total: 1.452 alunos matriculados regularmente na escola
Lotação e Horário de Aula:
Manhã: Clique Aqui
Tarde: Clique Aqui
Noite: Clique Aqui
Extensões de Ensino: Clique Aqui
Calendário Letivo:
Retrospectiva 2013:
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Retrospectiva 2014:
Serviços Administrativos:
23 Servidores adminstrativos
Histórico da Escola:
A Escola Liceu de Acopiara Deputado Francisco Alves Sobrinho, inaugurada em 24 de novembro de 2006, somente deu início as suas atividades educacionais no ano de 2007, priorizando o atendimento a clientela proveniente da extinta E.E.F. Murilo Serpa, atentando para a faixa etária e só abrindo matrícula para novos alunos de 1ª. Série, dentro das exigências legais, inclusive transferindo os gestores em exercício naquela instituição. Dando prosseguimento as atividades educacionais, em 2008 direcionou seus trabalhos para atender somente aos 464 alunos de Ensino Médios matriculados apenas na sede urbana, no período diurno, sempre observando rigorosamente a faixa etária. Dessa forma, a escola obteve resultados de destaque na região sendo merecedora do 14º salário.
A partir de 2009, A Gestão do Liceu de Acopiara Dep. Francisco Alves Sobrinho foi contemplada por uma equipe de gestores previamente aprovada em concurso público, desenvolvido em várias etapas, a sendo a diretora escolhida através de eleição. A atual gestora foi eleita em junho de 2013 para um mandato de quatro anos escolhendo entre os aprovados, o4 professores do quadro efetivo do Liceu para coordenadores escolares. Apesar de toda a problemática detectada a Instituição tem tentado executar o seu papel eficazmente, inserindo em suas atividades Projetos como Jovem de Futuro, Projeto Professor Diretor de turma (PPDT), Núcleo de Trabalho Práticas e Pesquisas Sociais (nos primeiros anos), bem como Projetos e Metodologias inovadoras e desafiantes: Agentes Jovens, Monitorias, Tutorias, Superação na escola, Maratona do conhecimento, Circuito Liceu Cultural, Circulo de Leitura, Células de Aprendizagem Cooperativa, Campanha Estudar vale a pena, Entre jovens, valor do amanhã na educação, Geração da Paz, Saúde e Prevenção na Escola. Comprovando nossa atuação temos como exemplo disso as aprovações de alunos em diversos vestibulares, estando à escola incluída na região, dentre as que mais têm obtido êxito nessa ação.
Como desafio encontra se a qualidade do desempenho da aprendizagem embora os indicadores dos últimos anos mostrem avanços. A Escola Liceu de Acopiara Dep. Francisco Alves Sobrinho é uma escola pública de referência em qualidade de educação no município de Acopiara, buscando sempre atender a grande demanda educacional do Ensino Médio bem como responder a demandas do mercado além de resgatar e construir a cidadania através da interação aluno – comunidade – escola através da música, do esporte, do círculo de leitura e /ou experiência pessoal e individual, além do conhecimento sistematizado. Como missao contribuir para a criticidade cidadã do educando com base no conhecimento consciente de seus direitos e deveres através dos quais poderá se posicionar como agente ativo na melhoria de sua própria realidade e possivelmente na realidade de sua comunidade.
Neste sentido a escola deve oportunizar o conhecimento transformador, que desenvolva um ser capaz de se estabilizar diante da vida por meio de uma profissão que lhe proporcione uma vida útil e satisfatória, lhe contemplando valores e dignidade social.