Liceu de Acopiara

22 de janeiro de 2009 - 13:22

 

 LICEU DE ACOPIARA DEPUTADO FRANCISCO

ALVES SOBRINHO

                                   

Dados da Escola:

Município

Acopiara

Ato de Criação

13.275 de 06 de janeiro de 2006

Endereço

Rua Vicente Carlos Pinheiro, 101 – Acopiara/CE

E-mail

liceuacopiara@escola.ce.gov.br

Site

www.leiliceuacopiara.blogspot.com

Telefone

(88) 3565 – 0598 

Tipificação da Escola

A

INEP

23265400

 

Núcleo Gestor:

Diretora

Antônio Marcelo Castro Feitosa

Coordenadores Escolares

Maria Vanuza F. Bezerra

Pedro Neto Clares Ribeiro

Maria Sônia Taveira de Andrade

Ionara Silva de Souza Oliveira

Secretária

Rivania Pereira Silva

Assessor Administrativo Financeiro

 Jucymara Alves Bezerra

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Extensões de Ensino:

Barra do Ingá

São Paulinho

Trussu

 

Corpo Docente:
29 Professores Efetivos do Estado

28 Professores contratados por tempo determinado

 

Corpo Discente:
532 alunos matriculados no 1º ano do Ensino Médio
450 alunos matriculados no 2º ano do Ensino Médio
399 alunos matriculados no 3º ano do Ensino Médio
71 alunos matriculados na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio
Total: 1.452 alunos matriculados regularmente na escola

 

Lotação e Horário de Aula:

Manhã: Clique Aqui

Tarde: Clique Aqui

Noite: Clique Aqui 

Extensões de Ensino: Clique Aqui

 

Calendário Letivo:

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Retrospectiva 2013:

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Retrospectiva 2014:

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Serviços Administrativos:
23 Servidores adminstrativos

 

Histórico da Escola:

 

A Escola Liceu de Acopiara Deputado Francisco Alves Sobrinho, inaugurada em 24 de novembro de 2006, somente deu início as suas atividades educacionais no ano de 2007, priorizando o atendimento a clientela proveniente da extinta E.E.F. Murilo Serpa, atentando para a faixa etária e só abrindo matrícula para novos alunos de 1ª. Série, dentro das exigências legais, inclusive transferindo os gestores em exercício naquela instituição. Dando prosseguimento as atividades educacionais, em 2008 direcionou seus trabalhos para atender somente aos 464 alunos de Ensino Médios matriculados apenas na sede urbana, no período diurno, sempre observando rigorosamente a faixa etária. Dessa forma, a escola obteve resultados de destaque na região sendo merecedora do 14º salário.

 

A partir de 2009, A Gestão do Liceu de Acopiara Dep. Francisco Alves Sobrinho foi contemplada por uma equipe de gestores previamente aprovada em concurso público, desenvolvido em várias etapas, a sendo a diretora escolhida através de eleição. A atual gestora foi eleita em junho de 2013 para um mandato de quatro anos escolhendo entre os aprovados, o4 professores do quadro efetivo do Liceu para coordenadores escolares. Apesar de toda a problemática detectada a Instituição tem tentado executar o seu papel eficazmente, inserindo em suas atividades Projetos como Jovem de Futuro, Projeto Professor Diretor de turma (PPDT), Núcleo de Trabalho Práticas e Pesquisas Sociais (nos primeiros anos), bem como Projetos e Metodologias inovadoras e desafiantes: Agentes Jovens, Monitorias, Tutorias, Superação na escola, Maratona do conhecimento, Circuito Liceu Cultural, Circulo de Leitura, Células de Aprendizagem Cooperativa, Campanha Estudar vale a pena, Entre jovens, valor do amanhã na educação, Geração da Paz, Saúde e Prevenção na Escola. Comprovando nossa atuação temos como exemplo disso as aprovações de alunos em diversos vestibulares, estando à escola incluída na região, dentre as que mais têm obtido êxito nessa ação.

 

Como desafio encontra se a qualidade do desempenho da aprendizagem embora os indicadores dos últimos anos mostrem avanços. A Escola Liceu de Acopiara Dep. Francisco Alves Sobrinho é uma escola pública de referência em qualidade de educação no município de Acopiara, buscando sempre atender a grande demanda educacional do Ensino Médio bem como responder a demandas do mercado além de resgatar e construir a cidadania através da interação aluno – comunidade – escola através da música, do esporte, do círculo de leitura e /ou experiência pessoal e individual, além do conhecimento sistematizado. Como missao contribuir para a criticidade cidadã do educando com base no conhecimento consciente de seus direitos e deveres através dos quais poderá se posicionar como agente ativo na melhoria de sua própria realidade e possivelmente na realidade de sua comunidade.

 

Neste sentido a escola deve oportunizar o conhecimento transformador, que desenvolva um ser capaz de se estabilizar diante da vida por meio de uma profissão que lhe proporcione uma vida útil e satisfatória, lhe contemplando valores e dignidade social.