Quixelô

 

Quixelô tem suas origens ligadas ao Índios Quixelôs, os quais foram exemplos de bravura por resistirem à colonização branca do século XVII e se mantiveram na região mesmo em períodos de grandes secas. Passou à categoria de cidade em 1985, até então era distrito de Iguatu.

A luta por sua emancipação política teve início em 02 de fevereiro de 1984, quando realizado um plebiscito que, embora com uma pequena margem de votos, obteve o êxito esperado. E em 1985 ocorreram as primeiras eleições para prefeito, na qual o Sr. Maconi Matos foi eleito o primeiro Prefeito, de Quixelô, para administrar o município, por dois anos (1985 e 1986). Daí por diante sucederam-se novos pleitos eleitorais, estando atualmente na quarta gestão político-administrativa.

Historicamente Quixelô é um município recém-criado mas que, graças ao compromisso do atual administrador com a melhoria da qualidade de vida da população, tem apresentado um significativo desenvolvimento em termos de infra-estrutura básica, saúde, educação e ações sociais.

 

População: 15.535 habitantes

 

Escolas da Rede Municipal e Estadual

Ensino Fundamental  Nº 20

Ensino Médio              Nº 01

 

Dia do Município: 2 de Fevereiro

 

Gentílico: Quixeloense

 

Prefeita: Maria de Fátima Araújo

 

Secretário da Educação: Vlaudemir Alves Ribeiro

Fone: (88) 9 9648-9536

e-mail: vlaudemir1@hotmail.com

 

Gerente Municipal do PAIC: Ilderlucia Cândido de Oliveira Gonçalves

Fone: (88) 9 9982 – 9450

e-mail: ilderluciaqxlo@hotmail.com

 

 

Fonte: CREDE 16