Jucás

 

Jucás é uma cidade do interior do Ceará, cuja sede está localizada á margem esquerda do Rio Jaguaribe. Situa-se na região Centro-Sul do Estado.

Antigamente a cidade se chamava São Matheus, mas depois da reforma administrativa dos municípios, no ano de 1.942, foi mudado o nome de São Matheus para Jucás, por motivo de existir uma cidade com o mesmo nome no Estado do Espírito Santo. Foi escolhido o nome Jucás por causa de uma tribo indígena que habitava nas proximidades e em virtudes de uma madeira existente chamada Jucá, em seus ramos e frutos serviam de alimentos para o gado.

A sua paisagem é rica em serras que são encontradas em quase todas as regiões do município, entre elas a que mais se destacam são as Serras de São Matheus, Mutuca, Coronzol, Santa Bárbara, Pelado, Verde e parte da Serra da Estrela.
Segundo a divisão administrativa Jucás divide-se em 6 distritos: Sede, Poço Grande, Baixio da Donana, Mel, São Pedro do Norte e Canafístula.
A maior concentração populacional encontra-se na zona rural, tendo como economia local, baseada na agricultura e na pecuária

Data da Fundação: 17 de outubro de 1823 – com a denominação de São Matheus dos Inhamuns e posteriormente São Matheus.

Dia 30 de dezembro de 1943, o município passou a se chamar Jucás, através do decreto de nº 1.114, não por vontade do povo e sim por iniciativa própria do Interventor estadual Francisco Menezes Pimentel.

 


População: 23.807 habitante

 

Escolas da Rede Municipal e Estadual

Ensino Fundamental  Nº 16

Ensino Médio              Nº 03

 

Dia do Município

17 de Outubro

 

Gentílico: Jucaense

 

Prefeito: Raimundo Luna Neto

 

Secretário da Educação: José Marques Aurélio de Souza

Fone: (88) 9 9987-2450 / 9 9982-2665

e-mail: marquesaurelio10@gmail.com

 

Gerente Municipal do PAIC: Antonia Aglaí de Melo

Fone: (88) 9 9916 – 5226

e-mail: antoniaag_44@hotmail.com

 

 

Fonte: CREDE 16