EEMTI Edson Luiz Cavalcante Gouvêa

22 de janeiro de 2009 - 13:22

 

 

 ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL

EDSON LUIZ CAVALCANTE DE GOUVÊA

 

 

Dados da Escola:

Município

Iguatu

Endereço

Av. Juscelino Kubitschek, S/N Esplanada II

E-mail

antonioalbuquerque@escola.ce.gov.br

Site/Blog

http://antonioalbuquerqueiguatu.gmail.com

Telefone

(88) 3581-9469

Tipificação da Escola

B

INEP

23142375

 

Núcleo Gestor:

Diretor

Guilherme Weima Bezerra da Costa

Coordenadoras Escolares

Rozira Queiroz de Oliveira Dutra

Fagner Fábio Alves

Secretária

Josefa Cleonice Machado

Assessora Administrativo Financeiro

Diane Maria de Souza

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Corpo Docente:
06 Professores Efetivos do Estado

14 Professores contratados por tempo determinado

11 Professores contratados por tempo determinado (APAE)

03 Professores Comissionados

 

Corpo Discente 2018:
179 alunos matriculados na 1ª Série do Ensino Médio (Tempo Integral)

76 alunos matriculados na 2ª Série do Ensino Médio (Tempo Integral)
47 alunos matriculados na 3ª Série do Ensino Médio (Tempo Integral)
Total: 302 alunos matriculados regularmente na escola

 

Serviços Administrativos:
02 Comissionados sem Vínculo

01 Servidor Efetivo Auxiliar de Serviços

08 Servidores Terceirizados

 

Horário de Aula 2017:

Manhã: Clique Aqui

Tarde: Clique Aqui

 

Quadro de Lotação 2017:

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 Calendário Letivo 2017:

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Histórico da Escola:

 

A Escola de Ensino Médio Antônio Albuquerque de Sousa Filho, foi criada conforme Lei municipal Nº 621 de 28 de julho de 1983, assinado pelo então prefeito José Elpídio Cavalcante.

 

No dia 06 de dezembro de 1984, o mesmo chefe do poder executivo assinou a Lei Nº 658 que trata da doação desta escola para o governo do Estado e em 21 de fevereiro de 1985 o decreto Nº17072 do governador do Estado do Ceará, cria a Escola de 1° grau Antônio Albuquerque de Sousa Filho, nome dado em homenagem ao ex-secretário da educação do Estado.

 

Em 11 de dezembro de 2001, foi implantado o Ensino Médio pelo decreto 26.469 e a escola passou a denominar-se Escola de Ensino Fundamental e Médio Antônio Albuquerque de Sousa Filho.

 

Está localizada em um bairro periférico da cidade, cuja formação deu-se em 1975, quando serviu a sua área de abrigo para pessoas desabrigadas em virtude da enchente do Rio Jaguaribe naquele ano.

 

Das barracas de lonas, construíram-se as casas , prédios , posto de saúde , creche , comércio, escolas , dentre as quais esta, que vem ao longo desses anos desempenhando um papel fundamental na formação de crianças , jovens e adultos , apesar das grandes dificuldades enfrentadas , principalmente devido à interferência negativa da comunidade local e dos problemas sociais em seu entorno.

 

Fortaleceu-se, portanto, o trabalho da equipe que se voltou para a melhoria da qualidade do ensino, trabalhando com foco na aprendizagem dos alunos e na melhoria dos resultados educacionais.

 

Com isso percebe-se um crescimento que não se concentra apenas nos indicadores educacionais, mas na auto estima dos alunos , professores , funcionários e pais , que passaram a participar , valorizar mais a escola e orgulhar-se por ser parte integrante da mesma.

 

As ações desenvolvidas pela escola têm influenciado de forma significativa também na mudança de comportamento e conceitos da comunidade local, que passou a participar, valorizar e a sentir-se aos poucos , responsável pelo patrimônio e utilização dos nossos espaços.

 

Foi, portanto, esse um dos maiores desafios enfrentados : trabalhar uma realidade complexa e problemática , que envolve desemprego , uso de drogas , gravidez na adolescência, alcoolismo, distúrbios de comportamento e muitos outros problemas próprios de uma instituição que reúne diferentes dimensões do campo social , poder proporcionar práticas , soluções e respostas que busquem construir e/ou reconstruir um outro tipo de história , longe daqueles que reproduzem o fracasso e a descrença.

 

Com a certeza de sermos capazes de mudar o curso dessa história , unimos forças contra os processos sociais excludentes que reproduziram o fracasso e a descrença , acreditando incondicionalmente nos nossos alunos , sujeitos sociais repletos de necessidades , sonhos e perspectivas de vida.