Com.Dominio Digital

17 de janeiro de 2013 - 00:00

 

 

Instituto Aliança

 

Associação sem fins lucrativos qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), tem como missão “educar jovens, organizações e comunidades para o desenvolvimento humano sustentável” e caracteriza-se como uma instituição da era do conhecimento. O Instituto desenvolve e aperfeiçoa metodologias e produtos educacionais, dissemina um modelo de gestão social focado em resultados e contribui com políticas públicas dirigidas a jovens e adolescentes. Sua equipe conta com profissionais que há mais de 22 anos atuam no Terceiro Setor com foco na educação juvenil.

 

 

Rede Com.Domínio Digital

 

Sua etapa piloto foi realizada no período de 2004/2006 e formou 460 jovens de quatro municípios cearenses, dos quais 62,63% foram inseridos formalmente no mercado de trabalho, superando a meta inicial de 40%.

Fez parte da rede Entra 21, composta por 19 projetos em 12 países da América Latina. Financiada pela International Youth Foundation, FOMIND/BID e Lucent Technologies, visava melhorar as oportunidades de geração de renda para o jovem através da sua capacitação para o mundo do trabalho com foco nas novas tecnologias da informação e comunicação – TICs.

Hoje conta com 35 núcleos pedagógicos, presentes nos Estados de Pernambuco, Ceará, Bahia, Sergipe, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, consolidando uma ação em rede que possibilita compartilhamento de metodologias e a potencialização de parcerias.

Em função dos resultados obtidos, o Programa ganhou dimensão nacional, expandindo-se para Alagoas, Bahia, Pernambuco, Sergipe, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul, atingindo, entre 2004 e 2010, cerca de 11.000 jovens e consolidando-se como uma ação em rede que vem possibilitando o compartilhamento de metodologias, a potencialização de parcerias e a sua institucionalização como política pública.

O CDD possui quatro componentes: formação de jovens e educadores; inserção no mercado formal de trabalho; alianças e parcerias visando a corresponsabilidade dos três setores com a causa da trabalhabilidade juvenil; e avaliação e sistematização da metodologia.

Parceiros Financiadores: Secretaria de Educação do Ceará – SEDUC – CE, PORTICUS, CHEVRON, USAID e Alcatel Lucent / Estratégicos: Universidade Estadual do Ceará – UECE / Locais: SINE- IDT (CE ) e Pastoral do Menor (RJ).

 

 

A Rede Com.Domínio Digital tem como objetivo

 

implementar um modelo diferenciado de educação profissional , com ênfase no desenvolvimento de competências comportamentais e habilidades ligadas à Tecnologia da Informação, capacitando-os e inserindo-os no mercado formal de trabalho. A implementação desse modelo se dá através de uma ação integrada com os setores público, privado e ONGs.

A Rede Com.domínio Digital vem criando oportunidades de capapcitação e inserção para

jovens de famílias de baixa renda, entre 18 e 24 anos, que concluíram o ensino médio. Sua área de atuação abrange os estados da Bahia, Ceará, Pernambuco, Sergipe, Minas Gerais, Rio de

Janeiro e São Paulo.

Sua estratégia de atuação envolve a realização de ações reunidas em três componentes básicos:

• Formação de jovens em um itinerário de 560 horas;

• Inserção, permanência e ascensão no mercado formal de trabalho;

• Construção de rede de Alianças e Parcerias

com entidades governamentais e não- governamentais para promover a EMPREGABILIDADE juvenil.

Para alcançar seus objetivos, a Rede Com.Domínio Digital utiliza a seguinte metodologia:

• Pedagogia por projetos: a finalidade é organizar ações em forma de projetos, por meio do inter-relacionamento das competências, para motivar e envolver os jovens num processo de planejamento, ação e reflexão.

• Educação pelo trabalho: tem por objetivo ampliar no jovem a sua concepção do que é o trabalho, levando-o a perceber e experimentar a realização pessoal a partir daquilo que é capaz de produzir. Nesse processo, os aprendizados e as percepções contribuirão para a sua inserção e permanência no mundo do trabalho, dando continuidade à construção do seu projeto de vida.

• Protagonismo juvenil: busca proporcionar ao jovem um novo significado dos conceitos de participação social e construção de uma atitude autônoma e solidária, diante dos desafios apresentados pela sua inclusão no mundo do trabalho.

• Ritos de passagem: visa conduzir o jovem a uma maior interiorização e assimilação das diferentes etapas que ele vivencia, conscientizando-o de sua “passagem” para outros níveis – tanto de responsabilidade como de autonomia.

• Interdimensionalidade: Procura valorizar e qualificar no jovem suas dimensões cognitivas, motoras, sociais e culturais.

 

Na 16ª CREDE o projeto funciona na EEM Gov. Adauto Bezerra.